A campeã mundial de luta de braço de 2015 é do interior de São Paulo

Por Fernanda Abreu
No Brasil a Luta de Braço ou “Braço de Ferro” como é mais conhecido se tornou esporte na década de 50 e foi nela, que Renata se encontrou como atleta


A luta de braço é uma modalidade esportiva que vem crescendo nos últimos anos e, as regras básicas para a prática do esporte são: ter mais de 18 anos ou ter permissão, por escrito, dos pais para praticar; os competidores só poderão inscrever se de acordo com as categorias de inscrição em cada campeonato; A pesagem dos atletas deverá terminar uma hora antes do início da competição. Renata Lemes, campeã mundial de luta de braço do ano de 2015, passou por diversas etapas e respeitou essas e outras regras durante a disputa do título.
No Brasil a Luta de Braço ou “Braço de Ferro” como é mais conhecido se tornou esporte na década de 50 e foi nela, que Renata se encontrou como atleta. “Comecei em um campeonato que teve em Piedade-SP, onde eu moro, mas levava como uma brincadeira, depois que ganhei, decidi investir nisso”, afirma Renata.
Até chegar a disputa do título de campeã mundial, a atleta passou por treinos intensos. “Sobre a preparação, no começo eu puxava peso e treinava na mesa, mas quando chegou na disputa do mundial, passei meses focada treinando todos os dias de segunda a sábado. Além de preparar bastante o psicológico já que estava para disputar um campeonato fora do Brasil e contra países muito queridos e fortes na Luta de Braço”, comenta.
Além das regras básicas, outras compõe o momento da disputa. Os competidores devem ter os braços descobertos e unhas bem aparadas. A mão livre sempre deverá segurar o pino lateral, o cotovelo do braço de combate será colocado sobre o apoio, as mãos devem estar alinhadas no centro da mesa, com os polegares unidos e entrelaçados, a falange distal do polegar deve estar a vista. Os pulsos não podem estar curvados ou dobrados, mas sim alinhados.
Quando a disputa começa, dois árbitros, um central para o alinhamento do punhos e sinal de partida e o outro auxiliando para que não haja faltas, acompanham todo o processo, certificando que não exista nenhuma irregularidade. O tempo de cada luta é ilimitado e tem um descanso de 30 segundos após uma falta. E, caso os atletas não se alinhem, o árbitro o fará.
As faltas são causadas por cotovelos que saem do apoio da mesa, quando um dos oponentes soltam a mão ou o pino, caso um dos pés não estejam em contato com o chão e se houver algum tipo de atitude desleal do oponente. Duas faltas equivalem a uma derrota.
Renata, que foi mãe pela segunda vez recentemente, contou que assim que o filho nascer ela deve voltar as disputas: “acompanho os treinos durante a semana e esse ano pretendo continuar com as lutas, nos próximos meses estarei voltando para as competições no paulista”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como os deficientes visuais jogam futebol?

Xadrez, o esporte que melhora a concentração do aluno nas escolas