Tênis de quadra, um esporte adorado por ser individual

por Fernanda Abreu



O tênis de quadra surgiu na Europa e, em seu início, era praticado apenas com as mãos e uma bola. Durante os anos encontrou seu desenvolvimento em quadras com terra batida, piso sintético ou grama, com o uso de raquetes e surgimento de regras. O placar é marcado por pontos, que são conquistados quando a bola passa pela rede e não é rebatida pelo adversário.
Afonso Augusto, de 37 anos, conta que começou a jogar com 13 anos. “Fiz aulas de tênis por muitos anos, incentivado pelo meu pai, que me passou a paixão por esse esporte. Treino no mesmo clube até hoje”, afirma.  
Além de praticar o esporte para se divertir Afonso conta que pensou em construir uma carreira como atleta: “Quando era adolescente tinha uma esperança de seguir como esportista, já que gostava muito do esporte e como praticava com muita frequência, tinha um potencial. Mas acabei crescendo e escolhendo outra profissão”.
Como a maior parte dos praticantes de esporte, Afonso contou acompanhar a modalidade pela TV e, em especial, admira o atleta Guga. “Ele teve uma grande carreira e suas competições eram sempre muito bem jogadas. Ele se preparava muito bem e, por isso conseguia um bom resultado. É um grande atleta”, afirma.


Quando questionado sobre o porque de estar a tanto tempo neste esporte, o entrevistado contou que existem algumas qualidades que tornam o esporte muito atrativo. “Eu adoro a competitividade do Tênis e gosto muito de ele ser um esporte individual. Por culpa da minha atual profissão, dentista, fico com medo de participar de esportes coletivos que podem gerar alguma lesão e prejuízo para minha vida profissional”.
Revivendo sua vontade de ser um profissional nessa área, Afonso participa de algumas competições esporadicamente e sempre busca, neste esporte, um respiro para a vida agitada e uma maneira de visitar suas lembranças de adolescência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como os deficientes visuais jogam futebol?

Xadrez, o esporte que melhora a concentração do aluno nas escolas