Árbitro e árbitro assistente, as profissões que tem pouca torcida, mas que são muito necessárias

Por Fernanda Abreu

O árbitro assistente está no campo para auxiliar o árbitro principal em suas tarefas, como zelar pelo cumprimento das regras do jogo
A trajetória do futebol atrai milhões de torcedores para estádios e, também para a frente da TV, rádio e do computador. Os jogadores ganham seguidores e muito destaque, algumas vezes, até mais do que a própria bola, quem importa é quem fez o gol, de quem foi o passe.
Se até a bola passa despercebida, imagina os árbitros? E os árbitros assistentes? Durante o bacharelado de Educação Física, Fernanda Torres se encantou com a profissão. “Trabalho na área a 3 anos e adoro, meu principal objetivo é terminal a faculdade e conciliar a arbitragem com a minha profissão de professora de Educação Física”, afirma a atleta.
Durante as partidas, é responsabilidade do árbitro assistente auxiliar caso a bola ultrapasse os limites do campo de jogo; Designar qual time deve realizar os tiros de canto, meta e arremesso lateral; Assinalar quando um jogador estiver na posição de impedimento; Quando uma substituição é acionada e quando uma infração é cometida longe dos olhos dos árbitros.
Prestar atenção em todos os detalhes do jogo e seguir a bola com os olhos por todo o campo traz benefícios para a vida pessoal: “Aprendi a ter muita atenção e, para mim que sempre gostei de futebol, trabalhar na arbitragem é incrível”.
O árbitro assistente está no campo para auxiliar o árbitro principal em suas tarefas, que são zelar pelo cumprimento das regras do jogo; Verificar se a bola do jogo possui as características específicas da regra; Anotar os incidentes que ocorrerem durante a partida e será responsável por cronometrar o tempo de jogo; Interromper ou finalizar uma partida quando achar oportuno; Parar o jogo caso algum jogador sofra uma grave lesão; Interromper ou suspender um jogo caso sofra uma interferência externa; Permitir que o jogo continue acontecendo até que a bola esteja fora do campo.


Também é dever do árbitro cumprir a regra de que todo jogador que estiver sangrando saia do campo e estanque o sangramento para que possa voltar à partida; Caso o jogador cometa duas infrações, o árbitro deverá puni-lo com a falta mais grave; Expulsar algum integrante da comissão técnica caso eles tenham uma atitude considerada incorreta; Atuar de acordo com as indicações que seus árbitros assistentes tenham lhe dado quando não tenha tido oportunidade de observar; Não deve permitir que pessoas não autorizadas entrem em campo; Deve informar as devidas autoridades todas as sanções e punições realizadas contra jogadores, equipe técnica e qualquer outro incidente que tenha ocorrido.
Em uma partida, a decisão de um árbitro é definitiva e só pode ser mudada caso ela esteja incorreta ou se receber uma indicação de seus árbitros assistentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como os deficientes visuais jogam futebol?

Xadrez, o esporte que melhora a concentração do aluno nas escolas